Flavius Josephus, Historiador Judeu (37- 95 D.C.)
O post de hoje é uma tradução de um trecho do livro:
"The Christ Conspiracy" de Acharya S, páginas 50 e 51.
"Flavius Josephus é o mais famoso historiador judeu,
especialmente porque ele escreveu durante o primeiro século. O pai dele,
Matthias, foi um reputável e estudioso membro de uma família sacerdotal , e
viveu em Jerusalém contemporâneamente com Pilates. Certamente ele teria contado
ao seu filho historiador sobre os bizarros e gloriosos fatos descritos nos
evangelhos, se eles tivessem ocorrido há apenas alguns anos antes. O próprio
Josephus foi nomeado para a Galilea durante A Guerra dos Judeus e esteve em
Roma ao mesmo tempo em que Paulo supostamente estava incorrendo na ira das
autoridades sobre si e sua comunidade de Cristãos. No entanto, em todos os
trabalhos de Josephus, que constituem vários volumes com muitos detalhes sobre centenas
de anos de história, não há nenhuma menção a Paulo ou os Cristãos, e há apenas
dois pequenos parágrafos que parecem se referir a Jesus. Apesar de muito ter
sido falado sobre essas "referências", elas têm sido descartadas
tanto por pesquisadores quanto por apologistas Cristãos como falsificações,
como também o foram as referências a João Batista e Tiago , "irmão de
Jesus". Não menos do que uma autoridade, o Bispo Warburton de Gloucester
(1698-1779) rotulou a interpolação de Josephus sobre Jesus "uma
falsificação viçosa, e muito idiota também". Sobre Josephus e esta
falsificação idiota, Wheless diz:
O fato é que, com excessão desta incongruente passagem
forjada, seção 3, o promovedor-de-milagres Josephus não faz nem a menor menção
do seu coterrâneo fazedor de milagres Jesus o Cristo - porém faz de vários
Josués e Jesuses - e nem faz tampouco nenhum relato dos milagres de Jesus... A
primeira menção já feita dessa passagem e o seu texto foi na História
Eclesiástica, daquele "escritor muito desonesto", Bispo Eusébio, no
século quarto... D. C. até a [Enciclopédia Católica] admite... que a passagem
citada acima não era conhecida de Origenes nem dos outros escritores
patrísticos anteriores.
Wheles, um advogado, e Taylor, um ministro, concordam com
vários outros, incluindo apologistas cristãos como o dr. Lardner, que foi o
próprio Eusébio que forjou as passagens no livro de Josephus. De qualquer
maneira as passagens são fraudulentas, deixando seus longos escritos sem a
estória de Jesus Cristo. Sobre esse vazio, Waite pergunta:
...porquê Josephus não faz nenhuma menção ao Jesus chamado
Cristo? ...É verdade que Josephus não era contemporâneo de Jesus, já que ele
havia sido crucificado na época que se supõe. Mas durante a administração de
Josephus na Galiléia, a terra devia estar cheia de tradições sobre o Galileu
Crucificado. Mas só havia passado uma geração e a fama de Jesus se espalhando
por outros países, não teria se espalhado também na Galiléia? Paulo foi
contemporâneo de Josephus, e nas suas viagens, se é que se pode confiar nos
Atos dos Apóstolos, dele deve ter cruzado o caminho do pregador judeu e magistrado
mais de uma vez.
Assim Josephus está em silêncio a respeito de Jesus e do
Cristianismo.
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